Top Ad unit 728 × 90

Últimas matérias

recentposts

Estrutura de Richat – Mauritânia


A Estrutura de Richat ou domo de Richat, apelidada de "Olho da África", é uma estrutura circular situada próxima a Ouadane, na Mauritânia, no meio do Deserto do Saara.

Estrutura de Richat – Mauritânia

Possui cerca de 50 quilômetros de diâmetro, e só pode ser visível em sua totalidade do espaço sideral. Descoberta em 1965 por uma missão Geminiamericana, permanece um enigma científico raríssimo.

Estrutura de Richat – Mauritânia

Pelas últimas interpretações geológicas, seria o resultado duma erupção vulcânica atípica, ocorrida há 100 milhões de anos, no período cretáceo, que posteriormente teriam afundado devido a um longo processo de erosão.

Estrutura de Richat – Mauritânia

A estrutura foi descrita pela primeira vez nos mapas na escala de 1/200 0000 feitos pelo Instituto Geográfico Nacional da França, em 1963. A partir daí ela atraiu a atenção das primeiras missões espaciais.
 
Estrutura de Richat – Mauritânia

Descrita por alguns como uma amonite gigantesco no deserto, a estrutura, que tem um diâmetro de quase 50 km e desníveis de cerca de 300 a 400 metros, tornou-se uma espécie de ponto de encontro para as tripulações dos ônibus espaciais.

Estrutura de Richat – Mauritânia

Essa espetacular formação na Mauritânia fica na parte sudoeste do Deserto do Saara. Anteriormente, achava-se que a formação teria sido causada pelo impacto de um meteorito, mas agora concluiu-se que é resultado de erosão. A causa exata de seu formato circular ainda é um mistério.

 Localização por satélite

Exibir mapa ampliado
Estrutura de Richat – Mauritânia Reviewed by Jair Prandi on 07:26 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos resrevados - Lugares Fantásticos © 2017

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conteúdo protegido por direitos autorais. Proibido a reprodução total ou parcial sem autorização. Tecnologia do Blogger.